Início » Métodos e benefícios da avaliação de competências técnicas e comportamentais
Consultoria R&S

Métodos e benefícios da avaliação de competências técnicas e comportamentais

Avaliação de competências
Fonte da imagem: AnnaStills/ Adobe Stock

A avaliação de competências técnicas e comportamentais é uma forma de medir o desempenho dos profissionais de uma organização, levando em conta as habilidades e atitudes que eles possuem para exercer suas funções.

Por sua vez, as competências técnicas são aquelas que podem ser aprendidas e qualificam o profissional para uma função específica, como o domínio de um software, a gestão de projetos ou a comunicação escrita.

Já as competências comportamentais são aquelas relacionadas à personalidade do profissional, como a capacidade de liderança, a criatividade, a proatividade ou a resiliência.

Para avaliar as competências técnicas e comportamentais de candidatos ou funcionários, é possível utilizar os seguintes métodos:

Teste de perfil comportamental

Esse método consiste em aplicar um questionário que avalia as características comportamentais dos indivíduos, como a forma de se relacionar com os outros, de tomar decisões, de lidar com conflitos e de se adaptar a mudanças.

Existem diferentes tipos de testes de perfil comportamental, como o DISC, o MBTI, o Eneagrama, entre outros. O objetivo é identificar o perfil predominante do candidato ou do funcionário e verificar se ele é compatível com o cargo e com a cultura da empresa.

Provas de conhecimentos

As provas de conhecimentos específicos tem como objetivo medir o nível de qualificação técnica e a capacidade de resolver problemas.

Esse método consiste em aplicar provas escritas ou práticas que verificam o domínio dos candidatos ou dos funcionários sobre os conhecimentos técnicos necessários para a função.

Por exemplo, se o cargo é de programador, pode-se aplicar uma prova de lógica de programação, de linguagens de programação e de banco de dados.

Entrevista com líder do cargo

A entrevista com o líder do cargo que está sendo preenchido ou avaliado, tem como objetivo conhecer melhor o perfil profissional e pessoal do candidato ou do funcionário e avaliar sua adequação à função e à equipe. O líder pode fazer perguntas sobre as experiências profissionais anteriores do candidato ou do funcionário, sobre seus objetivos de carreira, sobre suas expectativas em relação à empresa e ao cargo, sobre seus pontos fortes e fracos.

Jogos e dinâmicas em grupo

Aplicar jogos e dinâmicas que simulam situações reais ou fictícias que exigem a participação dos candidatos ou dos funcionários em grupo te dará a possibilidade de observar mais de perto o comportamento dos candidatos ou dos funcionários em situações que envolvem pressão, comunicação, liderança, trabalho em equipe, etc. Por exemplo, pode-se aplicar um jogo de negociação, de criatividade, e de cooperação.

Fazer uma boa descrição da vaga

Ao elaborar uma descrição detalhada da vaga que está sendo oferecida ou avaliada, você poderá ser mais assertivo em atrair os candidatos mais adequados à vaga e evitar candidaturas inadequadas.

A descrição deve conter informações sobre as atividades que serão desempenhadas pelo candidato ou pelo funcionário, os requisitos técnicos e comportamentais necessários para a função, os benefícios oferecidos pela empresa e as oportunidades de crescimento profissional.

Analisar as competências sociais e emocionais do candidato

Esse método consiste em avaliar as competências sociais e emocionais dos candidatos ou dos funcionários, que são aquelas relacionadas à inteligência emocional. Por exemplo, pode-se avaliar a capacidade de autoconhecimento, auto motivação, empatia e gestão das emoções.

O objetivo é verificar se os candidatos ou os funcionários possuem as competências necessárias para lidar com as demandas emocionais do trabalho.

A avaliação de competências técnicas e comportamentais tem como benefícios:

  • Aumentar a assertividade na contratação e na retenção de talentos;
  • Diminuir a taxa de turnover e os custos relacionados;
  • Alinhar as expectativas entre empresa e colaboradores;
  • Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Reconhecer os pontos fortes e fracos dos profissionais;
  • Melhorar o clima organizacional e a motivação dos funcionários;
  • Potencializar os resultados do negócio.

Leia também: Qual a importância da consultoria empresarial para sua empresa?

Fonte da imagem: AnnaStills/ Adobe Stock